terça-feira, 24 de maio de 2011


O crescimento da população brasileira





Em razão do constante aumento populacional ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1960, se intensificando nas últimas décadas, o país ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira atingiu a marca de 190.755.799 habitantes.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Quando a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, tem-se um crescimento vegetativo positivo; caso contrário, o crescimento é negativo; e quando as duas taxas são equivalentes, o crescimento vegetativo é nulo.

No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950. Nesse período, a população brasileira totalizava 51.944,397 habitantes, bem longe dos atuais 190.755.799. 

 

Tabela obtida a partir de informações do IBGE.
Nos últimos 50 anos houve uma explosão demográfica no território brasileiro, o país teve um aumento de aproximadamente 130 milhões de pessoas. No curto período de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos. No entanto, acompanhando uma tendência mundial, o crescimento demográfico brasileiro vem sofrendo reduções nos últimos anos. A população continuará aumentando, porém as porcentagens de crescimento estão despencando.

A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população, são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.

Nos anos de 1960, as mulheres brasileiras tinham uma média de 6,3 filhos, atualmente essa média é de 2,3 filhos, que está abaixo da média mundial, que é de 2,6.

Conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), em 2050 a população brasileira será de aproximadamente 259,8 milhões de pessoas, nesse mesmo ano a taxa de crescimento vegetativo será de 0,24, bem diferente da década de 1950, que apresentou taxa de crescimento vegetativo positivo de 2,40%.
Apesar dessa queda brusca no crescimento vegetativo, a população brasileira não irá reduzir rapidamente, pois a expectativa de vida está aumentando, em virtude do desenvolvimento de novas tecnologias medicinais, além de cuidados e preocupação com a saúde, o que não ocorria com tanta frequência nas décadas anteriores. Ocorrerá sim, o envelhecimento da população.

30 comentários:

  1. O BRASIL VEM AUMENTANDO SUA POPULAÇÃO CONSTANTEMENTE, E O MOTIVO QUE LEVA A ISSO É A IMIGRAÇÃO A O CRESCIMENTO VEGETATIVO E A RELAÇÃO ENTRE A NATALIDADE E A MORTALIDADE

    ResponderExcluir
  2. O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo
    MIGRAÇÃO É O SENTIDO DE TROCAR DE REGIÃO ,PAIS ,ESTADO ATÉ DOMICILIO .
    CRESCIMENTO VEGETATIVO É A DIFERENÇA ENTRE OS NASCIMENTOS E OS ÓBITOS .. ..

    ResponderExcluir
  3. Vemos que o Brasil está crescendo e que durante esses 50 anos ouve uma explosão demográfica e teve um aumento de 130 milhões de pessoas.
    e a taxa de mortalidade esta diminuindo por ter acesso a Medicina.

    ResponderExcluir
  4. EU nem sabia que o crescimento vegetativo no Brasil fazia grande colaboração para o aumento da população brasileira

    ResponderExcluir
  5. Nossa a cada geração que chega as mulheres dendem a ter menos filhos

    ResponderExcluir
  6. As principais causas do crescimento da população brasileira são o grande número de filhos nas famílias e o grande fluxo migratório.

    ResponderExcluir
  7. A populaçao brasileira a cada ano qe se passa vai so aumentando ( graças a Deus ) e segundo o ibge em 2050 a nossa populaçao vai chegar aproximadamente ah 230 milhoes de habitates , muita gente nao?

    ResponderExcluir
  8. ANTIGAMENTE AS MULHERES TINHA MAIS FILHOS DO QUE HJ EM DIA ..
    ..

    ResponderExcluir
  9. Como diz ai o brasil esta em um dos que mas tem pessoas no mundo
    Sao muitas pessoas em um pais como qual quer um

    ResponderExcluir
  10. Como mostra a tabela do IBGE a uma grade natalidade de 2000 a 2005 com a diferença de 14.385,094 agora e esperar sai a proxima tabela pra ver se diminuiu ou aumentou

    ResponderExcluir
  11. O Brasil atualmente apresenta-se como o quinto
    país mais populoso do mundo, ficando atrás apenas
    da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.
    Essa colocação foi alcançada devido à ocorrência de
    um rápido e intenso crescimento demográfico.
    O Crescimento brasileiro intensificou-se a partir
    do final do século XIX, devido ao aumento considerável
    das taxas de crescimento natural ou
    vegetativo e às taxas de imigração.
    Contudo, dentre os fatores, o crescimento vegetativo
    (diferenças entre o número de pessoas que
    nascem – o número de pessoas que morrem) foi o fator
    mais importante do aumento populacional brasileiro

    ResponderExcluir
  12. Nossa como a população brasileira ta crescendo.
    As mulheres hoje em dia preferem ter menos filhos apenas ou ate nenhum , pois nos dias de hoje criar 6 ou 8 filhos é muito dificil !

    ResponderExcluir
  13. a populaçao do brasil so cresce mais com a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eq a população brasileira aumnetou muito nos ultimos tempo,mas so q a tendência e diminuir o ritmo deste crescimento por q a população cada vez mai querem ter menos filhos..

    ResponderExcluir
  16. é nossa população cresce a cada dia mais antigamente as mulheres tinham bem mais filhos q hoje, pra eles era mais vantajoso hoje não e tão mais assim as pessoas querem curtir mais!!
    até q em fim consegui posta nossa ta mto dificil postar comentario aqui!!!
    debora

    ResponderExcluir
  17. O crescimento populacional vem sofrendo reduções,devido estar diminuindo a porcentagem de crescimento vegetativo,por as familias estarem se planejando melhor,e isso é otimo,além disso a expectativa de vida esta maior,as pessoas tem se praocupado mais com a saúde.

    ResponderExcluir
  18. No curto período de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos. No entanto, acompanhando uma tendência mundial, o crescimento demográfico brasileiro vem sofrendo reduções nos últimos anos. A população continuará aumentando, porém as porcentagens de crescimento estão despencando.

    ResponderExcluir
  19. Hoje em dia geralmente as mulheres não querem ter muitos filhos oa contrario de antigamente, pois cada casal tinha 6 ou 8 filhos.
    Mesmo com isso a população contunuou á almentar...


    Ass: Eduardo Carvalho

    ResponderExcluir
  20. PODEMOS PERCEBER QUE NOS ÚLTIMOS ANOS A POPULAÇÃO DO BRASIL TEM AUMENTADO CONSTATEMENTE, MAS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A TAXA DE FEUCNDIDADE TEM DIMINUIDO PELO FACIL ACESSO AO USO DDE ANTICONCEPCIONAIS, SEGUNDO DADOS DO IBGE A POPULAÇAÕ CONTINUARÁ CRESCENDO, MAS AS PERCENTAGENS DE CRESCIMENTO ESTÃO DESPENCANDO.

    ResponderExcluir
  21. sabemos que a taxa de fecundidade tem diminuído devido ao fácil a cesso a métodos contraceptivos, mas não é só a taxa de fecundidade que diminuiu a taxa de mortalidade também e isso é muito bom para a população brasileira.

    ResponderExcluir
  22. No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950. Nesse período, a população brasileira totalizava 51.944,397 habitantes, bem longe dos atuais 190.755.799.

    ResponderExcluir
  23. professora a shelle ea Michelle oliveira....

    ResponderExcluir
  24. houve um grande crescimento populacional, não e tanto que o Brasil esta entre uns dos paises mais populoso do planeta.
    conforme os estudos, tempos mudaram familias eram planejadas com uma taxa muito alta de filhos mas hoje em dia familias planejam ter 1 ou 2 filhos em media, mas nao são todas algumas ainda vivem ao de costume, e a maneira que as mulheres eram vistas,também houve grande mudança não e apenas os homens que estao a frente ao mercado de trabalho em busca de um crescimento profissional mas, sim também as mulheres.

    ResponderExcluir
  25. Nos ultimos anos o crescimento populacional vem diminuindo devido á diminuição de fecundidade.

    ResponderExcluir
  26. Nos ùltimos anos o crecimento populacional vem ocorrendo um diminução devido a queda de fecundidade nas mulheres, e planejamento familiar.

    ResponderExcluir
  27. O total de pessoas que o Brasil arrecadou nos ultimos 50 anos foi praticamente 130 milhões de pessoas, Gerando muitas mudanças no grafico e no país, Fazendo com que o Brasil aos poucos se tornasse o quinto maior do planeta.

    ResponderExcluir
  28. As principais causas do crescimento da população brasileira são o grande número de filhos nas famílias e o grande fluxo migratório.

    ResponderExcluir
  29. Em razão do constante aumento populacional ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1960, se intensificando nas últimas décadas, o país ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira atingiu a marca de 190.755.799 habitantes.

    ResponderExcluir
  30. A elevação do índice de crescimeto natural durante o seculo XX foi,sem dúvida,o fator que mais influenciou o populacional brasileiro...parabens pela pesquisa!!!

    VISITE MEU BLOG DE CIÊCIAS.:http://cienciasdivertido.blogspot.com/ vlw

    ResponderExcluir