sexta-feira, 20 de maio de 2011

Populaçao Brasileira

Taxa de Natalidade e de Mortalidade
Se observarmos os dados populacionais brasileiros, poderemos verificar que a taxa de natalidade tem diminuído nas últimas décadas. Isto ocorre, em função de alguns fatores. A adoção de métodos anticoncepcionais mais eficientes tem reduzido o número de gravidez. A entrada da mulher no mercado de trabalho, também contribuiu para a diminuição no número de filhos por casal. Enquanto nas décadas de 1950-60 uma mulher, em média, possuía de 4 a 6 filhos, hoje em dia um casal possui um ou dois filhos, em média.

A taxa de mortalidade também está caindo em nosso país. Com as melhorias na área de medicina, mais informações e melhores condições de vida, as pessoas vivem mais. Enquanto no começo da década de 1990 a expectativa de vida era de 66 anos, em 2005 foi para 71,88% (dados do IBGE).

A diminuição na taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida tem provocado mudanças na pirâmide etária brasileira. Há algumas décadas atrás, ela possuía uma base larga e o topo estreito, indicando uma superioridade de crianças e jovens. Atualmente ela apresenta características de equilíbrio. Alguns estudiosos afirmam que, mantendo-se estas características, nas próximas décadas, o Brasil possuirá mais adultos e idosos do que crianças e jovens. Um problema que já é enfrentado por países desenvolvidos, principalmente na Europa.


Mortalidade Infantil
Embora ainda seja alto, o índice de mortalidade infantil diminui a cada ano no Brasil. Em 1995, a taxa de mortalidade infantil era de 66 por mil. Em 2005, este índice caiu para 25,8 por mil. Para termos uma base de comparação, em países desenvolvidos a taxa de mortalidade infantil é de, aproximadamente, 5 por mil.

Este índice tem caído no Brasil em função, principalmente, de alguns fatores: melhorias no atendimento à gestante, exames prévios, melhorias nas condições de higiene (saneamento básico), uso de água tratada, utilização de recursos médicos mais avançados, etc.

Outros dados da População brasileira
- Taxa de natalidade (por mil habitantes): 20,40 *
- Taxa de mortalidade (por mil habitantes): 6,31 *
- Taxa de fecundidade total: 2,29 *
- Estados mais populosos: São Paulo (39,8 milhões), Minas Gerais(19,2 milhões), Rio de Janeiro (15,4 milhoes), Bahia (14 milhões) eRio Grande do Sul (10,5 milhões). **
- Estados menos populosos: Roraima (396, 7 mil), Amapá (587,3 mil) e Acre (655,3 mil). **
- Capital menos populosa do Brasil: Palmas-TO (178,3 mil).**
- Cidade mais populosa: São Paulo-SP (10,9 milhões). **
- Proporção dos sexos: 99,6 homens em cada 100 mulheres. **

Fonte: IBGE * 2005 , ** 2007
Etnias no Brasil
Pardos: 42,6%
Brancos: 49,7%
Negros: 6,9%
Indígenas: 0,3%
Amarelos: 0,5%






35 comentários:

  1. O texto ficou muito interessante,pois assim podemos saber um pouco mais sobre a taxa de natalidade e mortalidade na população brasileira!!!

    ResponderExcluir
  2. O índice de mortalidade infantil no Brasil é muito grande mais está caindo a cada ano.
    O que mais ajuda a diminuir esse índice de acordo com o texto são as melhorias no atendimento de gestantes,melhores condições de higiene e etc.

    ResponderExcluir
  3. é bem verdade q evoluimos muito,mas como vimos sempre tem o q melhora,ainda tem muito a ser feito..

    ResponderExcluir
  4. O texto também mostra o quanto as mulheres evoluiram,não estamos mas no tempo em que as mulheres,apenas cuidava da casa e da familia,hoje a mulher também estar incluida no mercado de trabalho,e isso é um dos motivos pelo qual o numero de filhos por casal,tem diminuido muito...

    ResponderExcluir
  5. A taxa de mortalidade também está caindo em nosso país. Com as melhorias na área de medicina, mais informações e melhores condições de vida, as pessoas vivem mais. Enquanto no começo da década de 1990 a expectativa de vida era de 66 anos, em 2005 foi para 71,88% (dados do IBGE).

    ResponderExcluir
  6. Nossa que bom que a taxa de mortalidade diminuiu principalmente a infantil!

    ResponderExcluir
  7. a taxa de mortalidade tem diminuindo bastante graças ao avanço da medicina

    ResponderExcluir
  8. Que o brasil ele esta consiguindo diminuir a mortalidade infantil porque cada dia o indice diminui de 66 mil nesses ultimos anos caiu pra 25,8 por mil.

    ResponderExcluir
  9. OBSERVA-SE QUE ATUALMENTE OS ÍNDICES DE NATALIDADE TEM DIMINUÍDO DEVIDO AOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. E OS ÍNDICES DE MORTALIDADE TAMBÉM VEM DIMINUINDO DEVIDOS OS AVANÇOS DA MEDICINA.

    ResponderExcluir
  10. no texto pode ser notado que nos dias de hoje mulheres estão se destadando mais no mercado de trabalho e tendo uma grande evolução para a melhora do seu padrão de vida deixando de ter filhos para poder trabalhar.

    ResponderExcluir
  11. o texto mostra que a taxa de natalilade e mortalidade influencia muito na contagem do IBGE

    ResponderExcluir
  12. com a tecnologia qe temos hoje ficamos mais informados e percebemos qe muitas coisas mudam como a taxa de natalidade diminuiu cada vez mais pois nas decadas passadas o pessoal nao tinha informaçoes sobre os metodos anticoncepcionais ,ai hoje em dia se previnem mais.

    ResponderExcluir
  13. com as informaçaes passadas no texto com elas consiguimos perceber que a cada ano os indices da populaçao diminuem

    ResponderExcluir
  14. O indice de mortalidade infantil vem caindo cada vez mais e mais graças aos avanços tecnologicos e da medicina assim podemos perceber que aos poucos nosso pais vem evoluindo mais. ^^

    ResponderExcluir
  15. o indice de mortalidade infantil diminuiu bastante em comparação de 1995.

    ResponderExcluir
  16. nos ultimos anos os indices de mortalidade vem diminuido com os avanços da medicina.

    ResponderExcluir
  17. no Brasil a população cresce e diminui ao mesmo tempo, na década de 50 e 60 a media de filhos por casal era de 4 a 6 filhos e hoje em dia a media e de 1 ou 2 filhos.

    ResponderExcluir
  18. podemos observar que o numero de mulheres grávidas cairão com a chegada de anti-concepcionais e resolvem adotar filhos e acabam fazendo bem para a sociedade.

    ResponderExcluir
  19. A TAXA DE MORTALIDADE TAMBÉM ESTÁ CAINDO EM NOSSO PAIS ...ISSO É MT BOM ..

    ResponderExcluir
  20. É a relação entre o número de nascimentos ocorridos em um ano e o número de habitantes. Obtemos essa taxa tomando os nascimentos ocorridos durante um ano, multiplicando-se por 1000 e dividindo o resultado pela população absoluta

    ResponderExcluir
  21. a postagem acima e do eduardo carvalho

    ResponderExcluir
  22. Como diz o texto a diminuiçao de natalidade esta diminuindo
    a cada 5 mulheres 1 ou 2 naum querem fazer filhos prefere adotar que o trabalho ja esta feito
    e a mortalidade tem um grade numero no mundo e andei pesquisando em cada 3 minutos morre uma pessoa em qual quer lugar no mundo

    ResponderExcluir
  23. podemos vê que a taxa de natalidade está diminuindo isto ocorre por causa de alguns fatores.adoção de métodos anticoncepcionais mais eficientes tem reduzido o número de gravidez.

    ResponderExcluir
  24. Se observarmos os dados populacionais brasileiros, poderemos verificar que a taxa de natalidade tem diminuído nas últimas décadas. Isto ocorre, em função de alguns fatores. A adoção de métodos anticoncepcionais mais eficientes tem reduzido o número de gravidez. A entrada da mulher no mercado de trabalho, também contribuiu para a diminuição no número de filhos por casal. Enquanto nas décadas de 1950-60 uma mulher, em média, possuía de 4 a 6 filhos, hoje em dia um casal possui um ou dois filhos, em média.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. daqui uns anos vai ter mais idosos e adultos do que crianças e jovens no brasil pois a cada ano que se passa a mulheres querem ter menos filhos e esse problema ja acontece na europa.

    ResponderExcluir
  27. é podemos perceber que a taxa de mortalidade infantil caiu o bastante se continuarmos evitando filhos daqui alguns dias só terá idosos no nosso país
    debora

    ResponderExcluir
  28. É bem interessante o texto desse modo podemos entender e compreender mais sobre taxa de natalidade e taxa de mortalidade.

    ResponderExcluir
  29. interessante o texto assim podemos aprender cada vez mais. E observamos que o numero de mulheres grávidas cairão bastante.

    ResponderExcluir
  30. prafessora a shelle e a Michelle oliveira...

    ResponderExcluir
  31. Alguns estudiosos afirmam que nas proximas décadas havera mais adultos e idosos e menos jovens e crianças devido a taxa de natalidade que teve uma decaida: o nº de filhos por mulher antes era 4 a 6 e agora 1 ou 2 em média, "fasendo com que o Brasil fique com poucos habitantes".

    ResponderExcluir
  32. Um crescimento relativamente lento se comparado com o período de tempo consumido. Porém, já no início da modernidade, podemos perceber uma aceleração no ritmo de crescimento. Foram necessários apenas dois séculos para a população, em 1850, chegar a 1,2 bilhão de habitantes. Um século depois, em 1950, ela havia duplicado, mas o mais espantoso crescimento da população estaria reservado para o momento seguinte. Entre os anos 1950 e 2000, a população mundial passa de 2,5 bilhões para 6 bilhões de indivíduos.

    ResponderExcluir
  33. Por que as taxas de mortalidade se estabilizaram ?
    Gostaria de uma resposta com informações.

    ResponderExcluir
  34. Por que as taxas de mortalidade se estabilizaram ?
    Gostaria de uma resposta com informações.

    ResponderExcluir